Em 2001, a Comissão das Comunidades Europeias definiu a responsabilidade social das empresas como sendo "a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais por parte das empresas nas suas operações e na sua interacção com outras partes interessadas".
Sabendo que a intervenção de uma cooperativa no mercado não pode ter apenas um lado empresarial, a plural+udifar aposta fortemente nas relações humanas, no estabelecimento de laços com os seus cooperadores, fornecedores ou parceiros e numa intervenção junto das comunidades onde está inserida.
Com esse intuito, a cooperativa associa-se a diversos projetos de intervenção social e de preservação do meio ambiente, propondo aos colaboradores uma participação ativa em diferentes iniciativas ao longo do ano. A plural+udifar acredita que a responsabilidade social é um valor essencial para a integração de uma empresa na sociedade e é com base nesse valor que colabora com diversas IPSS que têm projetos reconhecidos na luta contra a pobreza e exclusão social e no apoio a grupos de risco, doentes e idosos.